O ex-deputado Vieira da Cunha, concorrente pelo PDT, anunciou de uma só vez os dois nomes que faltavam para completar a chapa. A vereadora Regina dos Santos, de Passo Fundo, será a companheira na eleição ao Piratini. Já o professor Ronaldo Teixeira, conhecido como Nado, de São Leopoldo, Região Metropolitana, disputa vaga ao Senado. Portanto, o PDT concorre com chapa pura, a exemplo do PSB, PSTU e Novo.
Leia também:
O protagonismo das mulheres na disputa presidencialJustiça Eleitoral convoca mais de 2 mil mesários; confira a listaTSE tem canal para esclarecer notícias falsas
O empresário Roberto Argenta (PSC) também anunciou os outros dois nomes que compõem a chapa. A servidora municipal de Caxias do Sul e líder comunitária Nívea dos Santos Rosa será vice, e a comerciante Maristela Zanotto, de Caçapava do Sul, concorrerá ao Senado.
Com o fechamento das chapas, percebe-se que as legendas investiram nas candidaturas femininas. São 11 mulheres, entre vice-governadora e ao Senado, que disputam o pleito de outubro.Com o cenário definido, a batalha pelo Palácio Piratini vai começar.
Panorama gaúcho definido
Confira os candidatos depois das chapas fechadas ao governo do Estado. Os nomes estão em ordem das convenções partidárias:
PSC/Solidariedade/ Agir
Candidato a governador – Empresário Roberto ArgentaCandidata a vice – Servidora Nívea dos Santos RosaCandidata ao Senado – Comerciante Maristela Zanotto
PL/Republicanos
Candidato a governador – Deputado federal Onyx LorenzoniCandidata a vice – Professora e vice–prefeita Claudia Jardim Candidato a senador – Vice–presidente Hamilton Mourão
PSB
Candidato a governador – Ex–vice–governador Vicente BogoCandidata a vice – Ex–vereadora Josi PazCandidato ao Senado – Vereador Airto Ferronato
Novo
Candidato a governador – Advogado Ricardo Jobim Candidato a vice – Advogado Rafael Dresch
Progressistas/PTB
Candidato a governador – Senador Luis Carlos Heinze Candidata a vice – Vereadora Tanise Sabino Candidata ao Senado – Vereadora Comandante Nádia
PDT/Avante
Candidato a governador – Ex–deputado Vieira da CunhaCandidata a vice – Vereadora Regina Costa dos SantosCandidato ao Senado – Professor Ronaldo Teixeira (Nado)
PSTU
Candidata à governadora – Professora Rejane de Oliveira Candidata a vice – Servidora federal Vera RosaneCandidata ao Senado – Servidora municipal Fabiana Sanguiné
PCB
Candidato a governador – Servidor Carlos Messalla Candidato a vice – Professor Edson Canabarro
PT PCdoB e PV (federação)/PSOL e Rede (federação)
Candidato a governador – Deputado estadual Edegar Pretto Candidato a vice – Vereador Pedro Ruas Candidato ao Senado – Ex–governador Olívio Dutra
PSDB e Cidadania (federação)/Podemos / União Brasil/ MDB/PSD
Candidato a governador – Ex–governador Eduardo Leite Candidato a vice – Deputado Gabriel SouzaCandidata ao Senado – Ex–senadora Ana Amélia Lemos
União Brasil confirma coligação com tucanos
Por decisão da cúpula nacional, o União Brasil balançou no apoio ao ex-governador Eduardo Leite, candidato à reeleição, apesar da aprovação em convenção, mas, ao final, permanecerá na aliança com os tucanos. O anúncio foi feito na virada da quinta para sexta-feira. – União Brasil reafirma apoio ao Eduardo Leite na disputa ao governo do Estado. Aqui no União Brasil não pensamos em projetos pessoais, mas, sim, num projeto maior que é o Rio Grande do Sul. Quero aqui manifestar meu respeito e agradecimento a todos candidatos e coligações ao governo do Estado que nos procuram com muita cortesia e respeito, entendo a importância e grandeza do União Brasil – afirmou o presidente estadual do partido, Luiz Carlos Busato, em transmissão ao vivo nas redes sociais ao lado de Leite.
Com a decisão, o ex-governador tucano terá o maior espaço no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, somado, especialmente, o tempo do MDB, União e PSDB.
Orlando Faccini Neto, magistrado que foi o presidente do Tribunal do Júri do Caso Kiss, que acabou anulado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ), na quarta-feira, em comentário postado, na noite de quinta-feira, em suas redes sociais. Na postagem, embora nas entrelinhas, o juiz sinaliza que pode ter ocorrido deslizes na condução dos trabalhos. Desembargadores que votaram pela anulação do júri apontaram equívocos na condução do magistrado, especialmente em relação ao número de sorteios dos jurados e fora do prazo.
“Dia de Júri! Hoje (quinta-feira), com a responsabilidade de ter na plateia mais de 80 juízes e juízas recentemente empossados no RS, como parte de seu curso de formação; disse-lhes no início: ‘depois de ontem, há o hoje, de modo que cumpre seguir trabalhando!! Espero tenham colhido algum aprendizado, e que não incidam nos erros que eu, sujeito imperfeito, possa às vezes cometer. Vamos em frente!!!’”
Senadora oficializada
O União Brasil oficializou a senadora Soraya Thronicke como candidata à Presidência em convenção realizada na tarde de sexta-feira. Ela terá como vice o ex-deputado federal e economista Marcos Cintra, conhecido por ser o idealizador da proposta do Imposto Único Federal (IUF). A sigla, que surgiu da união do Democratas com o PSL, irá com chapa pura.
De Mato Grosso do Sul, Soraya substitui o presidente do partido, Luciano Bivar, que irá concorrer a deputado federal. A sigla tem o maior Fundo Eleitoral entre os partidos: mais de R$ 700 milhões.
Chapa pura
O candidato a presidente pelo PDT, o ex-governador Ciro Gomes anunciou, sexta-feira, sua companheira de chapa: é a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Mattos, também do PDT. Com dificuldades em fazer alianças, Ciro acabou recorrendo a uma solução caseira e concorre com chapa pura à presidência da República.
Curtas
Disposto a não disputar a eleição 2022, o ex-prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior (PSDB) foi convencido pelos companheiros tucanos a entrar na disputa.
Filho do ex-deputado Nelson Marchezan e com ligação com Santa Maria, ele é mais um candidato para dividir votos à Câmara dos Deputados com concorrentes do Coração do Rio Grande. Todas as vezes que concorreu, Marchezan foi bem votado por essas bandas.
Leia todas as notícias